segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O QUE É AIRSOFT


Airsoft é um jogo onde os jogadores participam de simulações militares de combate com armas de pressão idênticas de armas de fogo. As armas de pressão estão à escala de 1:1, podem ser de metal ou plástico e disparam projéteis de plástico de 6mm que pesam cerca de 0,20 gramas (conhecidas como BBs). A propulsão das armas pode se dar por meio de molas (Springers), motores elétricos (AEGs) ou gás comprimido (GBB).


O Airsoft foi criado no Japão entre 1970 e 1980, quando algumas empresas começaram a produzir simulacros de armas que disparavam projéteis de plástico para suprir uma demanda por armas de fogo, que eram e continuam sendo proibidas no Japão. Esses simulacros eram utilizados por colecionadores e pela indústria cinematográfica. Ao longo do tempo eles descobriram que poderiam simular batalhas com eles.


Durante a última parte da década de 1980 o esporte migrou para países vizinhos, como Hong Kong, Coréia, Taiwan e Filipinas. O Airsoft começou a aparecer na América do Norte e na Europa em meados da década de 1990.


Hoje, tornou-se um esporte bastante amplo, em constante crescimento, e com uma indústria especializada em vários continentes. É praticado em vários países, entre eles: Portugal, USA, Canadá, França, Espanha, Itália, Japão, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Finlândia, Suíça, Suécia, Tailândia, Noruega etc.


No Brasil, o esporte ainda é bem recente e pouco conhecido, devido ao fato de terem sido publicadas leis proibindo a aquisição e comercialização dessas armas. Em 2003 o esporte foi apresentado aos brasileiros por meio do Sr. Parafal, um advogado que tinha conhecimento do esporte fora do país e começou a trazer informações e sanar dúvidas sobre o airsoft.


Felizmente em 2007, depois de muita luta e contatos com o comando do exército em Brasília, foi editada a portaria nº 006-D LOG, o 1º documento que que veio a regulamentar a matéria tornando legal a comercialização, importação e aquisição de armas de airsoft. Agora em 2010 foi publicada a portaria nº 02 COLOG, que revogou a portaria anterior (nº 006-D) e deu uma nova regulamentação sobre a comercialização, importação e aquisição de armas de airsoft.


Atualmente, é jogado em São Paulo, Rio de Janeiro, Góias, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraná e em Santa Catarina, mais precisamente nas cidades de balneário camborui, blumenau, grande florianópolis, itajaí, joinville, são bento do sul e seara.


4 comentários:

André disse...

As armas de airsoft usam as mesmas BBs do paintball ou elas não tem tinta? Valeuu

Rodrigo disse...

André, as bolinhas de airsoft nao possuem tinta. O pessoal nao usa porque podem estourar dentro da arma e sujar ou porque sujam o equipamento.

Anônimo disse...

cara, como eu entro em contato com vcs? comprei uma aeg e to muito afim de praticar o esporte.

Rodrigo disse...

Bom, onde vc mora? Eu sou de floripa. Dependendo de onde vc morar pode haver uma equipe mais proxima.

Qlquer coisa pode entrar em contato no e-mail: equipefacti@yahoo.com.br

Até!

Postar um comentário